top of page

INDAIATUBA: O lugar extraordinário para morar com a família.

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Destino de famílias de outras regiões

Muitas famílias vêm morar em Indaiatuba, por conta do clima, belezas naturais, qualidade de vida, lazer, infraestrutura, segurança, localização e muitos outros pontos. O setor industrial e turismo que movimentam grande parte da economia da região trazem consigo a necessidade de empresários morarem nessa região, atraindo potenciais clientes não só da própria região, mas de outras localidades do país também.




De onde vem o nome Indaiatuba

O nome Indaiatuba vem do idioma Tupi antigo e significa “junção de indaiás” e você deve estar se perguntando o que é Indaia, esta palavra refere-se a vegetação muito presente na localidade, Indaiás são palmeiras com pequenos cocos o que fez com que a cidade de Indaiatuba no início do século XIX, também recebece o nome de Cocaes.


Dados demográficos: Renda per capita – R$ 71.595,73

População estimada [2023] - 260.690 pessoas, crescimento de 29,30% do último censo [2010] - 201.619

Estima-se que metade desse crescimento aconteceu após julho/2020 com a chegada da Pandemia, onde ocorreu uma migração para o interior de São Paulo, segundo corretores da região os imóveis dobraram de valor de 2020 para 2022, terrenos, casas, apartamentos tiveram seus preços quase que duplicados).

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010] - 98,2 %


Nível de desenvolvimento dos municípios

Indaiatuba garantiu o primeiro lugar no ranking do Estudo Técnico sobre o Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte. O documento apresentado pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) – grupo constituído por professores da USP, UFSCar e Fatec, este ano avaliou a qualidade de vida nos 81 municípios do Estado de São Paulo com população acima de 100 mil habitantes.



Qualidade de vida

Indaiatuba é destaque entre as cidades de grande porte, que possuem mais de 200 mil habitantes. De acordo com o ranking divulgado pela IstoÉ, na edição especial “As Melhores Cidades do Brasil 2022”, Indaiatuba é a 9ª melhor do Brasil, 3ª do Estado e 2ª da RMC (Região Metropolitana de Campinas). No Indicador Social – Atenção ao Jovem, o município conquistou a 1ª posição do país.

Construindo um lugar extraordinário!


Gestão publica

Indaiatuba conquista o bicampeonato como a Melhor Cidade do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes. Premiação é resultado da melhor média dos cinco pilares de gestão pública analisados pelo Instituto Áquila, que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). Considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Indaiatuba também ficou com a primeira colocação no quesito Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. A etapa nacional da edição de 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta quarta-feira (30).



Educação

Pela segunda vez consecutiva Indaiatuba é destaque na educação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O município é o primeiro no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019. A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.4, superando a meta de 7.1 prevista para 2021 e a média das escolas públicas do estado de São Paulo, que é 6.5.



Localização

É servida pela Rodovia Santos Dumont, e tem acesso fácil às Rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Dom Pedro e Castelo Branco.

A pouco mais de 1 hora da capital paulista, a cidade tem fácil acesso a outras importantes localidades regionais como Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Itu e mais.

Outro ponto bastante favorável à cidade é a sua proximidade com o Aeroporto Internacional Viracopos (em média 20 minutos) - é bem mais rápido ir de Viracopos para Indaiatuba do que para o centro de Campinas, município onde fica localizado.


Polo industrial

Indaiatuba possui grandes empresas do setor automotivo como a Toyota Motor do Brasil e o campo de provas da General Motors, além das unidades fabris da Unilever, Mann+Hummel (Filtros Mann), Yanmar do Brasil, TMD Friction/COBREQ, BASF, Plastek do Brasil, o Centro de Tecnologia da Ericsson dentre outras, que criaram vários empregos na cidade.



Segurança

Em 2021, a cidade foi considerada uma das 25 mais seguras do Brasil. Sendo assim, os níveis de criminalidade na cidade são baixos, devido ao trabalho intenso das forças de segurança.


Cultura e diversão

Uma cidade com charme, beleza, tranquilidade, clima de interior e diversão de sobra para quem viaja com crianças.



Pontos turísticos:

Parque ecológico: São 15 quilômetros de pistas de caminhadas, cooper e ciclovias. Abrange em sua extensão, bosques, lagos, jardins, áreas de recreação, campos de futebol, vôlei, uma pista de bicicross oficial, uma pista de skate profissional, uma raia de remo olímpico, equipamentos de ginástica, uma praça de eventos, parque temático infantil e um teatro multidisciplinar. Entrada e estacionamento gratuitos ao longo da extensão do parque


Parque da criança: é um parque aquático, que contém um toboágua de 60 metros de cumprimento, 4 escorregadores em formato de animais, baldes gigantes, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados. Tem também quiosques com


mesas e bancos para piquenique, labirinto verde, playground em grama sintética com brinquedos temáticos em fibra. A lanchonete e a tirolesa também ficam nessa área. Esse complexo fica no parque ecológico, o parque aquático precisa somente de reserva. Entrada e estacionamento gratuitos.


Parque temático: e é uma das mais completas e diferenciadas áreas de lazer de Indaiatuba. A principal atração são os animais gigantes feitos de fibra que compõem o playground temático. Os balanços têm como suporte dois elefantes, duas girafas decoram o escorregador tipo tobogã, a ponte de madeira é o acesso às cabanas do mesmo material, e o espaço também é composto por formiga, joaninha e cogumelos gigantes. O lazer se completa com playground comum, uma quadra poliesportiva que foi construída no padrão exigido para a prática de tênis, duas quadras de vôlei de areia e dois campos de futebol de areia, além de quiosques de alimentação, área de descanso e de banho com chuveiros e pista de caminhada. O Parque conta ainda com duas fontes de água e todos os pontos de lazer estão interligados por calçadas. Entrada e estacionamento gratuitos.



Bosque do saber: A área externa possui estufa, galpão e viveiro para mudas, galpão de reciclagem de papel artesanal, orquidário, Jardim das Borboletas, área de alimentação, parquinho, Jardim dos Beija-flores, galpão de compostagem, maquete de uma microbacia hidrográfica, pomar orgânico, horta orgânica, além de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa. Entrada e estacionamento gratuitos.


Casarão Pau Preto: constituiu-se de um acervo eclético que representa várias histórias indaiatubanas. É formado por conjuntos de objetos dos universos doméstico, trabalho urbano, trabalho


rural, artísticos e outros. Para expô-los ao público é necessário, ao longo do ano, apresentá-los através de exposições temáticas e temporárias. Entrada gratuita.


Museu Ferroviário: está localizado em um conjunto de prédios da antiga estação ferroviária. Oferece a exposição permanente da Locomotiva nº10, Conta também com cerca de 400 objetos em seu acervo, todos identificados e registrados, além de instalações de ferromodelismo em escala HO, onde as composições fazem percurso na parte interna e externa do mesmo. Entrada gratuita.


Feiras das artes: A Feira das Artes na Praça Rui Barbosa, conhecida como a praça dos peixes é uma tradição na cidade e conta com a participação de cerca de 50 artesãos, com itens como artigos de cama, mesa e banho, acessórios para a cozinha e enfeites para a casa, os visitantes encontram ainda barracas de alimentos caseiros, de elaboração igualmente artesanal. Entrada gratuita.


Igreja Nossa Se


nhora da Candelária: A Igreja Nossa Senhora da Candelária marca o local onde se iniciou a cidade de Indaiatuba. É por ter sua capela curada que Indaiatuba tornou-se sede da Freguesia, em 9 de dezembro de 1830, agrupando os bairros vizinhos.


Museu da água: Inaugurado em 2016, o Museu da Água de Indaiatuba veio com a proposta de ser uma referência em educação ambiental voltada a recursos hídricos. O espaço une ciência, tecnologia e acervo histórico, levando visitantes de toda região à conscientização na utilização da água, com atividades interativas e trilhas ecológicas. O Museu conta tam


bém com a sala de Exposição “Caixa D'Água", que traz um demonstrativo da influência da água em nossas vidas e seu impacto nas atividades diárias, além da Sala Histórica, com o acervo físico. Entrada e estacionamento gratuitos.


Parque do Mirim: é uma ótima opção de lazer para toda a família. Localizado em uma área de preservação ambiental ao redor da represa do Rio Capivari-Mirim, o Parque é aberto ao público todos os dias. Os visitantes podem desfrutar do contato com a natureza em uma verdadeira área verde em formação, com árvores plantadas pela própria população. Nas opções de lazer ainda estão deques para pesca, pedalinhos, parquinho, academia para a terceira idade, pista de caminhada, mirante e quadras poliesportiva, de vôlei de areia, futebol society e com vista para a represa. Entrada e estacionamento gratuitos.


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page